Missa Saúde

PROJETO “CARAVANA DA VIDA”

Eu sou o Deus que cura (Ex 15, 26)

O Projeto “Caravana da Vida” é a UNIÃO entre o SOCIAL e o ESPIRITUAL. Trata-se de um projeto cristão que procura unir a promoção Social com a Espiritualidade. Nasceu do coração  do  Frei  Rinaldo,  a  partir  de  sua experiência pastoral. Frei Rinaldo há muito tempo vem desenvolvendo um trabalho voltado para os enfermos, em especial, com os doentes de câncer. Por isso criou este projeto que, através da MISSA DA SAÚDE, procura levar conforto e apoio espiritual aos enfermos.

 Sob o Patrocínio de  São Peregrino Laziosi, o protetor contra o mal do câncer, a Missa da Saúde é a realização do coração de Jesus que vive a dimensão da “Igreja Samaritana” levando vida em abundância para todas as pessoas (Jo 10,10).

(São Peregrino tinha um câncer na perna. Na época não havia recursos para tratar deste mal e a solução era amputar a perna para salvar sua vida. Na véspera da “cirurgia”, São Peregrino se arrasta até a Capelinha interna do Convento de Forli-Itália, clama pelo poder de Deus na sua vida. Ele adormece, Cristo desce da Cruz, toca a ferida da perna  e volta para a Cruz. Quando chega o médico para a cirurgia, ao tirar as faixas da perna, percebe o milagre. A partir daquele momento, São Peregrino Laziosi foi considerado o Santo que intercede por todos os enfermos de câncer).  A  história  completa  de  São  Peregrino (Novena, milagres, testemunhos) está no meu site: www.freirinaldo.com.br )

Muitas foram as cidades que já receberam esta caravana e por todos os lugares por onde passou o "ônibus da vida" muitas bênçãos e milagres Jesus já realizou na vida de tantas pessoas, em especial,  dos enfermos. O projeto consiste em duas partes: ATENDIMENTO MÉDICO e CELEBRAÇÃO DA SANTA MISSA.  Entendemos  que  a Cura deve ser do ser humano como um todo. Por isso, é fundamental entender estas duas dimensões.

 

I – DIMENSÃO ESPIRITUAL DA CURA (Celebração Eucarística)

Com a Santa Missa queremos favorecer a todas as pessoas, em especial, aos enfermos um momento eucarístico especial  com  uma  grande  corrente  de oração e solidariedade com aqueles que sofrem  com as mais variadas enfermidades físicas, espirituais, emocionais, etc.  A Missa é um momento muito forte para sentir e experimentar a presença de Cristo que veio para que nos dar vida em abundância. É neste momento de fé que se manifesta na presença de Deus, um Deus que cura e cuida de seu povo, que faz milagres no corpo e na alma.

 

ORIENTAÇÕES PRÁTICAS PARA A CELEBRAÇÃO DA MISSA DA SAÚDE

 

1) Equipe da Liturgia

a) Liturgia: sempre a do dia, com as cores litúrgicas do dia. Preparar o comentário e as leituras do dia (não há necessidade de se preparar as PRECES)

b) Microfone SEM FIO (pois o padre anda pela Igreja toda)

c) Um bom grupo de MINISTROS DA SAGRADA COMUNHÃO para facilitar a distribuição da Hóstia Santa.

d) Comunhão somente por UMA ESPÉCIE.

e) Preparar os recipientes de água para a bênção dos objetos ao final da Missa (obs: muita água, muita MESMO!!!). Nada daquelas canequinhas ou jarrinhas pequenas com o aspérgio. O Frei joga muita água nas pessoas e precisa de DOIS ou TRÊS BALDES cheios. Preparar, também, um ou dois “chumaços” de folhagens (grande e compacto) para a aspersão (tipo uma brocha de pintor, porém de folhagens).

f) Pode-se preparar o incenso (mas fica a critério da Igreja local)

 

2) Equipe do Canto (Banda ou Ministério – evitar “coral”)

a) Animação antes da Missa (músicas de animação)

b) Procissão de Entrada: DIA DE FESTA (CD – A força do Perdão – Frei Rinaldo)

c) Depois da Saudação Trinitária, o Frei vai pedir “REUNIDOS AQUI SÓ PRA

LOUVAR O SENHOR” (enquanto o povo se saúda)

d) Canto de Ato Penitencial: Conheço um Coração tão manso humilde e sereno

e) Canto do Salmo: pode ser lido ou cantado

f) Canto de Aclamação: a critério da Banda

g) Depois da proclamação do Evangelho, o frei vai pedir uma música do ESPÍRITO SANTO (refrão) para ser cantada BEM BAIXINHO, só para dar um clima.

h) Durante a PREGAÇÃO do Frei, o tecladista acompanha com um FUNDO MUSICAL bem suave.

i) Músicas utilizadas durante a oração pelos enfermos apos a homilia:

- Segura na Mão de Deus (somente o Refrão)

- Noites traiçoeiras (Deus está aqui neste momento)

- Deus é maior (Não,não há, não há mal que me possa vencer – Flavinho)

- Tomo posse (Eros Biondini)- A alegria está no coração, de quem já conhece a Jesus

j) Ofertório: a critério da banda

k) Santo: cantado

l) Pai Nosso e Paz: rezados e de mãos dadas

m) Cordeiro: Cantado

n) Comunhão: a critério da banda (cantar até terminar a comunhão)

o) Depois da comunhão, o Frei vai ABENÇOAR todos os objetos que as pessoas trouxeram (roupas, remédios, santinhos, etc). Neste momento, a banda, deverá cantar uma música que fala de BÊNÇÃO (do tipo: Eu te peço desta água que tu tens (Pe. Zezinho) ou “Chuva de graças”

p) Canto Final: a critério da Banda

 

3) Equipe da Pastoral da Saúde

Convidar o pessoal da Pastoral da Saúde da Comunidade para participar da Missa e também entrar na Procissão de Entrada. O Frei vai chamá-los na hora da oração pelos doentes. Eles também podem ajudar no ofertório, se a equipe da liturgia assim o quiser.

 

II – DIMENSÃO SOCIAL DA CURA (Atendimento médico)

A Secretaria da Saúde deverá providenciar um grupo de médicos ou enfermeiros ou agentes da saúde para o atendimento gratuito à população no dia em que se realiza a Santa Missa.

Deverão ser oferecidos à população os serviços básicos como: aferimento da pressão arterial,  teste  do  diabetes,  orientações  sobre  higiene  bucal,  prevenção  às  drogas, álcool, palestras sobre prevenção do câncer, dengue, etc. e outros serviços que a secretaria da saúde julgue necessário e tiver disponibilidade.

 

III – QUESTÕES PRÁTICAS (se você quiser levar a Missa da Saúde para sua cidade)

Lembre-se  que  para  uma cidade receber  a  caravana  da  vida  é  necessário  uma integração entre a Paróquia e a Secretaria da Saúde. A Paróquia juntamente com a Pastoral da Saúde deverá se ocupar de todo aspecto litúrgico para a celebração da Eucaristia; e a Secretaria da Saúde  deverá providenciar um grupo de médicos, enfermeiros ou agentes da saúde para o atendimento gratuito à população no dia em que se realiza a Santa Missa.

Portanto, converse com o seu PÁROCO e também com o PREFEITO para que sua cidade possa ser beneficiada com este valioso projeto chamado “CARAVANA DA VIDA”. Os doentes de sua casa e cidade vão agradecer!

 

IV – MISSAS DA SAÚDE PELO BRASIL

Para ver algumas fotos e videos das inúmeras Missas da Saúde que já realizamos por muitas cidades do Brasil acesse:

www.freirinaldo.com.br

www.flickr.com/freirinaldooficial

 

Um grande milagre vai acontecer na sua família e na sua comunidade.

Deus abençoe a todos

Frei Rinaldo Stecanela, osm

Idealizador do Projeto “Caravana da Vida”

“Respondeu-lhes ele: Ide anunciar a João o que tendes visto e ouvido: os cegos veem, os coxos andam, os leprosos ficam limpos, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam, aos pobres é anunciado o Evangelho” ...Lucas 7,22